Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids call [11] 98212-6950 email mopaids@gmail.com

Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo faz campanha do Dia Internacional da Mulher

Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), promoverá uma série de ações de prevenção ao HIV e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) focadas na população feminina.

Programa Municipal
07/03/2020

Em março, mês do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio do Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), promoverá uma série de ações de prevenção ao HIV e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) focadas na população feminina.

“Queremos lembrar às mulheres, sejam cis ou transexuais, sobre a importância da prevenção ao HIV e outras IST, de realizar testes frequentes e reforçar a possibilidade de autonomia na vida sexual com o acesso aos preservativos gratuitos”, explica Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

A campanha tem início neste sábado (7/3) às 16h, durante o evento Em.poder.ELAS, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e que reúne apresentações de musicais, dança e debates. A equipe do PM DST/Aids estará presente oferecendo Teste Rápido para HIV, distribuindo camisinhas masculinas e femininas, também chamadas respectivamente de externas e internas, além de fornecer informações sobre as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). A segunda edição do Em.poder.ELAS acontece na Casa de Cultura Chico Science, na zona sul da cidade.

No dia seguinte, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, haverá uma ação de testagem para HIV na Av. Paulista, das 11h às 15h, na altura do Parque Prefeito Mario Covas.

Outras três ações estão programadas. Duas delas em parceria com as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que administram respectivamente as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô. Haverá ainda uma atividade durante o Sarau Ocupa Ermelino, no sábado (14/03), na zona leste da capital paulista. Veja os horários e endereços ao final deste texto.

Números de casos de HIV/Aids entre as mulheres

Seguindo a tendência geral da cidade, o número de casos de HIV entre as mulheres tem caído nos últimos dois anos. Segundo os dados divulgados em dezembro passado, no Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de São Paulo, em 2018 foram notificados 567 casos de HIV em mulheres contra 649 notificações em 2017, o que representa uma queda de 12%. Em 2016 foram 656 notificações de HIV no sexo feminino.

A razão de sexo em 2018 foi de 5/1, ou seja, para cada cinco casos de homens com HIV notificados existem um caso notificado em mulher. Essa proporção tem se mantido desde 2014, quando era de 4/1.

O número de notificações de novos casos de aids, entre as mulheres, também teve redução significativa, mantendo a trajetória de queda iniciada em 2008. Foram 382 casos registrados da doença entre mulheres na cidade em 2018, 10% a menos do que 2017.

Teste Rápido

O Teste Rápido para HIV é uma metodologia de diagnóstico do vírus causador da aids. Existe vários tipo de testes, sendo que todos eles têm o mesmo grau de confiabilidade daqueles feitos em laboratórios. Nos Teste Rápidos é possível saber o resultado em menos de meia hora. A revelação é sempre em local com privacidade e sigilo. Pessoas com resultado positivo são encaminhadas aos serviços especializados em DST/Aids para iniciar o tratamento. Nessas ações será utilizado o kit de coleta por fluído oral, que dispensa a coleta de amostra sanguínea.

PEP

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma forma de prevenção ao HIV para casos em que houve situação de risco de infecção, como a camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada, além de exposição ocupacional com material biológico e casos de violência sexual. A profilaxia deve ser iniciada em até 72h após essa ocorrência. Na cidade de São Paulo há 60 serviços municipais que ofertam a PEP gratuitamente, inclusive as unidades com funcionamento 24 horas. Conheça os endereços na página do Programa Municipal de DST/Aids.

PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma forma de prevenir do HIV tomando uma pílula por dia. Atualmente, mais de cinco mil pessoas estão cadastradas nas unidades da Rede Municipal Especializada em DST/Aids para fazer uso da PrEP. Sabia mais no site do PM DST/Aids.

Programação completa

Quando: 07/03 – Sábado
O quê: Segunda edição do evento Em.poder.ELAS, da Secretaria Municipal da Cultura
Oferta: Teste Rápido para HIV, informações sobre PrEP e PEP e distribuição de camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas).
Horário: das 16h às 21h (cadastro e coleta para realização de Teste Rápido até 20h30).
Local: Casa de Cultura do Ipiranga Chico Science (Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 – Vila Moinho Velho)

Quando: 08/03 – Domingo
O quê: Teste Rápido para HIV no Dia Internacional da Mulher
Oferta: Teste Rápido para HIV, informações sobre PrEP e PEP e distribuição de camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas).
Horário: das 11h às 15h (cadastro e coleta para realização de Teste Rápido até 14h30).
Local: Avenida Paulista, 1900 (em frente ao Parque Prefeito Mário Covas).

Quando: 11/03 – Quarta-feira
O quê: Teste Rápido para HIV na Estação da Luz
Oferta: Teste Rápido para HIV, informações sobre PrEP e PEP e distribuição de camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas).
Horário: das 11h às 16h (cadastro e coleta para realização de Teste Rápido até 15h30).
Local: Estação da Luz de metrô (linhas 4-Amarela e 1-Azul do metrô e linha 7-Ruby, 11-Coral e 13-Jade da CPTM).
Parceria: ViaQuatro.

Quando: 14/03 – Sábado
O quê: Sarau Ermelino Ocupa: Mulheres.
Oferta: Teste Rápido para HIV, informações sobre PrEP e PEP e distribuição de camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas).
Horário: das 19h às 21h (cadastro e coleta para realização de Teste Rápido até 20h30).
Local: Ocupação Ermelino (Av. Paranaguá, 1633 – Jardim Belém).

Quando: 19/03 – Quinta-feira
O quê: Teste Rápido para HIV na Estação Campo Limpo.
Oferta: Teste Rápido para HIV, informações sobre PrEP e PEP e distribuição de camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas).
Horário: das 11h às 16h (cadastro e coleta para realização de Teste Rápido até 15h30).
Local: Estação Campo Limpo (Linha 5-Lilás do metrô).
Parceria: ViaMobilidade.