Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids call [11] 98212-6950 email mopaids@gmail.com

Jacqueline Côrtes (MNCP) representará o Brasil em reunião de alto nível do UNAIDS sobre HIV

Ao todo, foram selecionados 16 representantes da sociedade civil e do setor privado com experiência ampla e diversificada, sendo que 6 vivem abertamente com o HIV e todas as populações-chave estão representadas.

Agência Aids
01/04/2021

Após uma chamada pública para inscrições, o UNAIDS e a delegação de organizações não-governamentais do Conselho Coordenador do Programa selecionaram 16 representantes da sociedade civil e do setor privado de todas as regiões para se juntarem à força-tarefa para a reunião de alto nível sobre HIV.

Representando o Brasil, Jacqueline Côrtes, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) foi selecionada. Ela também é integrante do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas (MLCM+). Mulher transgênero, mãe e soropositiva, também já atuou no Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS). No filme “Meu Nome é Jacque”, sua história fica evidente ao retratar o longo caminho percorrido por Jacque rumo à sua identificação como mulher trans à descoberta, em 1994, de que vivia com HIV.

Mais de 560 nominações foram recebidas e a força-tarefa foi estabelecida a partir de pessoas com uma experiência ampla e diversificada. Há pelo menos duas pessoas de cada região. Mais de 50% das pessoas selecionadas são mulheres e 25% têm menos de 30 anos de idade. Seis estão vivendo abertamente com o HIV e todas as populações-chave estão representadas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas realizará sua primeira reunião de alto nível sobre HIV desde 2016 entre os dias 8 e 10 de junho de 2021. Na preparação da reunião, antes do final de abril de 2021, será realizada uma audiência interativa com a participação das comunidades e outras partes interessadas, que também participarão de atividades antes e durante a própria reunião de alto nível. A força-tarefa aconselhará o UNAIDS sobre o formato, tema e programação da audiência multissetorial e ajudará a identificar palestrantes para a audiência e as discussões em plenário e painéis da reunião de alto nível.

Pessoas selecionadas para a força-tarefa multissetorial

  ●   Andrew Spieldenner, US PLHIV Caucus e MPact Global Action, Estados Unidos

  ●   Souhaila Bensaid, Mena-Rosa, Tunísia

  ●   Aaron Sunday, Rede Africana de Desenvolvimento de Adolescentes e Jovens e Associação de Jovens Positivos Vivendo com HIV na Nigéria, Nigéria

  ●   Adilet Alimkulov, Indigo do Quirguistão, Quirguistão

  ●   Jacqueline Rocha Côrtes, Movimento Nacional MNCP do grupo de Mulheres Vivendo com HIV, Brasil

  ●   Phelister Abdalla, Aliança para a Saúde e os Direitos Legais das Populações Afetadas, Quênia

  ●   Aleksey Lakhov, Ação Humanitária e Alcance da Coalizão, Rússia

  ●   Judy Chang, Rede Internacional de Pessoas que Usam Drogas, Itália

  ●   Sonal Mehta, Federação Internacional de Planejamento Familiar, Índia

  ●   Yasmina Chan Lopez, Rede Juvenil de Amugen, Guatemala

  ●   Alia Amimi, Coalizão Internacional de Preparação para Tratamento de Mena, Marrocos

  ●   Jacques Lloyd, Afrique Reabilitação e Consultores de Pesquisa (NPC), África do Sul

  ●   Severin Sindizera, Fórum Global dos Povos Indígenas para o Desenvolvimento Sustentável, Burundi

  ●   Angela Lee Loy, Aegis Business Solutions, Trinidad e Tobago

  ●   Jules Kim, delegação de organizações não-governamentais do Conselho de Coordenação de Programas e Aliança Scarlet, Austrália

  ●   Gideon B. Byamugisha, Rede Internacional de lideranças religiosas que vivem com e/ou afetados pessoalmente pelo HIV, Uganda