Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

Uma consulta pública para a mudança do nome da doença também está aberta no site da OMS. Qualquer pessoa pode registrar uma sugestão online.

Foto: Julia Koblitz/Unsplash
Foto: Julia Koblitz/Unsplash

ONU - Brasil
15/08/2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou um grupo de especialistas, para avaliar a mudança do nome da doença causada pelo vírus monkeypox, conhecida atualmente como varíola dos macacos. Após o aumento da incidência de casos globalmente, a OMS declarou a doença uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Segundo a agência da ONU, o esforço faz parte de um trabalho contínuo para alinhar nomes da doença, vírus e variantes com as melhores práticas atuais. Atualmente, a recomendação é nomear vírus recém-identificados, doenças relacionadas e variantes de forma que evite “ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico” e minimizar qualquer impacto negativo no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal.

O vírus da varíola dos macacos foi descoberto em 1958, antes de regras e práticas para definir nomenclaturas serem adotadas. As principais variantes recebiam os nomes com base nas regiões geográficas onde o vírus circulava.

Para alterar este cenário, na última sexta-feira (12) a OMS anunciou a decisão do grupo de especialistas em nomear as variantes do vírus monkeypox usando algarismos romanos. Assim, a antiga cepa da Bacia do Congo, na África Central, será variante um (I) e a antiga cepa da África Ocidental será variante dois (II).

Para o tipo II, que possui duas subvariantes, será adotado a inclusão de uma letra minúscula. Dessa forma, a nova convenção de nomenclatura compreende variantes I, IIa e IIb. A nomeação das linhagens será proposta pelos cientistas à medida que o surto evoluir.

A cepa IIb é referente ao grupo de variantes que circulam amplamente no surto global de 2022.

Os novos nomes para as variantes devem entrar em vigor imediatamente.

Nome da doença - Para alterar o nome da varíola dos macacos e evitar estigmatização ou violência contra animais, a agência da ONU está realizando uma consulta pública para um novo nome para a doença. Qualquer pessoa pode propor sugestões online clicando em propostas para CID-11 (em inglês).

A atribuição de novos nomes a doenças existentes é responsabilidade da OMS, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e a Família de Classificações Internacionais Relacionadas à Saúde da OMS.

Já para os vírus, a nomeação das espécies é de responsabilidade do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, que tem um processo em andamento para o nome do vírus da varíola dos macacos.

Por fim, a nomenclatura das variantes para doenças existentes é normalmente o resultado de debate entre cientistas.

Consenso - Para acelerar o acordo por conta do atual surto, a OMS convocou uma reunião em 8 de agosto para permitir que virologistas e especialistas em saúde pública chegassem a um consenso sobre a nova terminologia mais rapidamente.

Especialistas em varíola, biologia evolutiva e representantes de institutos de pesquisa de todo o mundo revisaram a evolução e a nomenclatura de variantes conhecidas e novas do vírus monkeypox.

Eles discutiram as características e a evolução das variantes do vírus da varíola dos macacos, suas aparentes diferenças e possíveis consequências para a saúde pública e futuras pesquisas virológicas e evolutivas.

 

Confira o texto original no site das Nações Unidas - Brasil:
https://brasil.un.org/pt-br/194968-oms-abre-consulta-para-mudar-nome-da-variola-dos-macacos