Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

‘A São Paulo que temos e a São Paulo que queremos’

No seminário ‘A São Paulo que temos e a São Paulo que queremos’, Mopaids vai debater os avanços e desafios na política de aids, TB e hepatites virais em São Paulo

Imagem: Divulgação/Mopaids
Imagem: Divulgação/Mopaids

Mopaids
16/11/2022

“A São Paulo que temos e a São Paulo que queremos”. Este é o tema do seminário que o Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids) vai realizar no próximo dia 25 de novembro, na Biblioteca Monteiro Lobato, região central de São Paulo. A ideia é promover um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de conhecimentos entre a sociedade civil e representantes do governo na construção da política de aids, tuberculose e hepatites virais no município de São Paulo. O evento faz parte de uma série de ações que o Mopaids preparou em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado sempre em 1º de dezembro.

Segundo o ativista e coordenador do Mopaids, Eduardo Barbosa, a iniciativa tem por objetivo debater os avanços e desafios da assistência e prevenção às ISTs/aids e suas coinfecções na rede municipal de saúde de São Paulo. O grupo quer fomentar ainda os esforços de articulação entre a Rede Municipal de Assistência Especializada e as Coordenadorias Regionais de Saúde na promoção da assistência integral para as pessoas vivendo com HIV/Aids, tuberculose e hepatites virais.

Este evento será mais uma oportunidade do movimento social se apropriar das políticas desenvolvidas no município. Vamos levar para os representantes governamentais os questionamentos que consideramos urgentes e necessários. Felizmente nós, do movimento social, estamos na ponta. Chegamos a espaços que as políticas públicas não chegam, por isso, as vozes desta população invisibilizada terá eco no evento. O seminário também será uma oportunidade de a sociedade civil debater com profundidade as estratégias para a mobilização e a ampliação da qualidade da assistência e prevenção na cidade. Nossa luta é pelos direitos humanos e por uma democracia participativa.

Eduardo Barbosa
Coordenador do Mopaids

O seminário vai acontecer entre 8h e 17h. Pela manhã, os participantes vão debater, com a presença de representantes do poder público, “A São Paulo que temos”. À tarde, o movimento social vai se debruçar sobre “A São Paulo que queremos”. Por fim, será elaborado um documento final com encaminhamentos.

Programação

Prêmio José Araújo Lima Filho

Ainda no dia 25 de novembro, na própria Biblioteca Monteiro Lobato, no embalo da arte e da solidariedade, o Mopaids vai entregar o Prêmio José Araújo de Ativismo e Direitos Humanos. Em uma noite recheada de surpresas, a terceira edição vai reconhecer e homenagear pessoas e instituições da cidade de São Paulo que atuam na busca por equidade social e na luta contra aids. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Mopaids no YouTube

Nessa edição, o prêmio será contemplado em 9 categorias. Sendo elas: ONGs; Direitos Humanos; Juventudes; Arte e Cultura; Mobilização Social; Assistência; Política Pública; Pessoa Vivendo com HIV/Aids; e Comunicação. Também vamos entregar três menções honrosas.

Nossa luta em defesa da vida e diante das questões do enfrentamento da aids, tuberculose e hepatites virais, passa também pelo reconhecimento de ações e pessoas comprometidas e atuantes. A terceira edição do Prêmio reafirma a importância de manter em nossa memória a atuação do ativista José Araújo e, reconhecer àqueles que hoje fazem a diferença para que não permitamos retrocessos nas políticas públicas e iniciativas de pessoas para o combate ao estigma e preconceito, bem como para possibilitar uma ampliação de acesso aos serviços e programas.

Eduardo Barbosa
Coordenador do Mopaids

José Araújo atuou por mais de 30 anos de mobilização social e construção de políticas públicas. Polêmico, determinado e grande entusiasta do SUS, esteve à frente de mobilizações em defesa dos direitos humanos e da saúde pública. Seus últimos anos de vida foram dedicados ao EPAH (Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e ao Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids).

Confira os indicados ao Prêmio Araújo

Indicados ao Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos Indicados ao Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos Indicados ao Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos Indicados ao Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos Indicados ao Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos

Serviço

Seminário “A São Paulo que temos e a São Paulo que queremos”

Quando: 25 de novembro
Horário: 08h às 17h
Local: Biblioteca Monteiro Lobato (R. General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo)

3ª edição do Prêmio José Araújo Lima Filho de Ativismo e Direitos Humanos

Quando: 25 de novembro
Horário: A partir das 17h30
Local: Biblioteca Monteiro Lobato (R. General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo)
Transmissão ao vivo pelo site mopaids.org.br, e pelo canal do Mopaids no YouTube