Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Mopaids lamenta o falecimento de Lair Guerra, gestora incansável na luta contra a aids

Considerada uma das personalidades mais importantes na história da luta contra o HIV/AIDS no Brasil, a biomédica faleceu nesta quarta-feira (13), aos 80 anos.

Dra. Lair Guerra de Macedo
Dra. Lair Guerra de Macedo

Mopaids
13/03/2024

O Mopaids (Movimento Paulistano de Luta contra a Aids) manifesta o seu profundo pesar com o falecimento de dra. Lair Guerra. Considerada uma das personalidades mais importantes na história da luta contra o HIV/AIDS no Brasil, a biomédica faleceu nesta quarta-feira (13), aos 80 anos. Piauiense, natural de Curimatá, ela estava internada na UTI de um hospital de Brasília (DF) desde o início do ano, após ter sido diagnosticada com pneumonia.

Lair foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em 1986, auge da epidemia de HIV/Aids. Sua força colocou o Brasil no topo do mundo na luta contra a aids. Quando os países discutiam se deveriam investir em prevenção ou em tratamento, o Brasil, liderado por Lair, fez as duas coisas.

Reconhecemos o valor e a importância desta mulher na história do enfrentamento da epidemia de aids no Brasil. Sua luta jamais ficará esquecida por este movimento.

O seu pioneirismo na implantação do Programa Nacional de Aids e a sua trajetória marcaram significativos avanços no enfrentamento da epidemia e no estabelecimento de uma política pública que fosse capaz de atender a todos a partir dos princípios do SUS, com equidade e universalidade.

À dra. Lair Guerra prestamos nossa homenagem, aos seus familiares e amigos, a nossa solidariedade.

#lairguerrapresente!

Coordenação do Mopaids