Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Em 10 meses, São Paulo registra mil novas pessoas cadastradas em PrEP em ações extra muros

No mesmo período também foram registrados mais de 10 mil testes rápidos de HIV, envolvendo as mesmas ações

Em 10 meses, São Paulo registra mil novas pessoas cadastradas em PrEP em ações extra muros | Foto: Gabriel Mihalcea no Unsplash
Em 10 meses, São Paulo registra mil novas pessoas cadastradas em PrEP em ações extra muros | Foto: Gabriel Mihalcea no Unsplash

Agência Aids
31/10/2023

A cidade de São Paulo registrou, de janeiro a outubro de 2023, um total de mil novos cadastros de pessoas para uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) nas ações extramuros com o projeto “PrEP na Rua”. O crescimento substancial reflete um compromisso renovado em relação à prevenção do HIV e ao acesso cada vez mais facilitado às estratégias de prevenção.

No decorrer deste ano, a cidade realizou mais de 300 edições do “PrEP na Rua”, um projeto itinerante que se desloca por diversas regiões paulistanas. As ações visam democratizar o acesso à prevenção e testagem do HIV, levando esses serviços para mais perto dos territórios, especialmente para os segmentos mais vulnerabilizados socialmente. O “PrEP na Rua” funciona em horários e locais alternativos, derrubando barreiras de acesso aos serviços de saúde em IST/Aids a comunidades, praças, estações de metrô, terminais de ônibus, casas de prostituição, locais de entretenimento adulto, entre outros.

A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia ou sob demanda), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

A disponibilização das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) em ações que se deslocam estrategicamente destaca o compromisso constante da cidade de São Paulo em proporcionar a seus cidadãos acesso fácil e gratuito a medidas de prevenção e diagnóstico relacionadas ao HIV.

O projeto “PrEP na Rua” fornece variados serviços de saúde em IST/Aids, englobando a oferta das profilaxias (PrEP e PEP) e da testagem para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como a disponibilização de preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante e kits de autoteste para o HIV.

“É importante ressaltar que todos esses serviços são disponibilizados gratuitamente, garantindo que todos tenham a oportunidade de adotar medidas preventivas e realizar testagens”, destaca a Coordenadora de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Cristina Abbate. “O foco é a continuidade do projeto, procurando sempre expandir seu alcance para proporcionar mais qualidade de vida e acesso à população”.

Para ficar por dentro da agenda do projeto “PrEP na Rua” e encontrar a ação mais próxima, basta acessar o perfil nas redes sociais e o site da Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo. A agenda é atualizada semanalmente, permitindo que você saiba quando e onde esses serviços de saúde estarão disponíveis em sua região.

Testes rápidos

De janeiro a outubro deste ano, foram realizados mais de 10 mil testes rápidos (TR) de HIV em atividades extramuros, demonstrando um esforço contínuo pela ampliação do acesso aos serviços de saúde em IST/Aids. Somados os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, o número ultrapassa a marca de 30 mil TR realizados. Esses indicadores refletem o compromisso da capital para com a oferta de serviços eficazes, que auxiliam a população a prevenir-se das infecções sexualmente transmissíveis e na promoção do bem-estar da comunidade.

A Estação Prevenção – Jorge Beloqui também registrou a marca de mais de mil novos cadastros de PrEP na em apenas três meses de funcionamento. Essa unidade ficalocalizada na Estação República do Metrô e está aberta das 17h às 23h, de terça-feira a sábado. A estação conta com três consultórios para orientações e uma sala de coleta, testagem e início das profilaxias para o vírus.

SPrEP – PrEP e PEP online

Os moradores da capital também podem ter acesso à PrEP e à PEP na cidade de São Paulo via teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais. O SPrEP (PrEP e PEP online) é um serviço digital que pode ser acessado pelo aplicativo E-SaúdeSP, que disponibiliza consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h.

A partir do atendimento especializado, o usuário elegível para a PrEP ou PEP recebe uma receita digital e poderetirar a profilaxia em uma das unidades de saúde que funcionam 24h na capital, referenciadas pelos médicos no momento da consulta. Com isso, aumenta-se o acesso da população à prevenção por meio da ampliação da disponibilidade de insumos e outras tecnologias preventivas em horário noturno, finais de semana e feriados.